O Loft Sustentável traz e a valorização da iluminação natural

Mateus Fernandes
10/07/2015

Mostrar que luxo e sustentabilidade podem andar lado a lado é a intenção da arquiteta e urbanista especializada em construções sustentáveis, Juliana Jagelski Daniel. No espaço projeto por ela os elementos que valorizam a iluminação natural e o reaproveitamento de materiais são destaques. Peças que aliam qualidade e baixa manutenção fazem parte do Loft Sustentável – espaço com 77 m², que conta com grandes vãos e o conforto térmico e acústico.

casa-cor-2015-loft-sustentável

Juliana explica que a ideia foi utilizar elementos que compõem a arquitetura bioclimática, que tem como ponto principal a valorização de componentes naturais. Para isso, ela utilizou o sistema construtivo Monoforte, que consiste na aplicação de painéis de 1,15 X 3m. Além de ser 100% reciclável e reutilizável, o processo traz mais rapidez para a aplicação e garante isolamento termoacústico.

Seguindo essa linha, as janelas são um capítulo à parte quando o assunto é construção. Com grandes formatos, que valorizam a entrada da iluminação natural, as peças foram projetadas sob medida pela Weiku. “Optei pelas esquadrias da Weiku, porque além de serem exclusivas e desenvolvidas em tamanhos maiores que os tradicionais, elas também contam com isolamento termoacústico”, explica a arquiteta. Outra vantagem destacada por ela é que as peças de PVC da Weiku são recicláveis e com maior durabilidade. “O custo operacional do PVC, posterior à obra, é quase zero. Além de fornecer um isolamento amis eficaz, o material é mais resistente do que a madeira, por exemplo. São peças que não entornam, não enferrujam e se encaixam perfeitamente aos vãos”, diz.

casa-cor-2015-loft-sustentável

casa-cor-2015-loft-sustentável

Na parte superior do espaço, um container dá vida ao quarto. “A peça, que foi utilizada para transporte marítimo, seria descartada. Como tínhamos o desafio de desenvolver o projeto em 30 dias, não havia tempo hábil para aguardar a cura da laje e, além da pegada ecológica, o container facilitou a construção”, conta Juliana.

casa-cor-2015-loft-sustentável

fotos 07_02_2015 (6)

Energia solar

Outro diferencial do espaço, que fica em exposição até o dia 12 de julho em Itajaí, é a geração própria de energia elétrica limpa, que acontece graças ao sistema de Painéis Solares Fotovoltaicos, aplicado sobre o container, sem o uso de baterias – tecnologia da nossa região, WEG. “Essa é a primeira vez que participo da exposição e acredito que o objetivo foi cumprido. Quis mostrar a importância de se investir em construções sustentáveis e de que é possível aplicá-las em nossa realidade”, conclui a arquiteta.

O desenvolvimento do Loft Sustentável contou também com a participação do escritório Studium Saut Arte & Interiores e o Studio Ana Holzer Projetos e Planejamento Paisagístico, responsáveis pela decoração do espaço.

casa-cor-2015-loft-sustentável

casa-cor-2015-loft-sustentável

Artigos relacionados

Tatiane Hansen
21/08/2025

Arquitetura de alto padrão no interior paulista ganha sofisticação com soluções Weiku

Olá amigos da Weiku, tudo bem?  Hoje vamos compartilhar uma residência que une design contemporâneo e desempenho técnico com o uso da linha DETEC Em uma das regiões mais nobres do interior paulista, uma residência contemporânea se destaca não apenas pela arquitetura autoral e linhas limpas, mas também pela escolha de materiais de alta performance.…
Tatiane Hansen
14/08/2025

Arquitetura corporativa com alta performance em Minas Gerais

Olá amigos da comunidade Weiku, tudo bem? Hoje vamos falar sobre as soluções da nossa marca para espaços comerciais Em Minas Gerais, a sede de uma empresa do setor agro ganhou um novo espaço corporativo assinado pela GR Arq+Int, com projeto da arquiteta Genese Leite Ramos Franco. A proposta une sofisticação e funcionalidade, refletindo os…