Iluminação Natural – A melhor combinação entre estilo e sustentabilidade

Mateus Fernandes
09/10/2015

A nossa dica de hoje é sobre um tema que além de trazer custo benefício ao seu projeto, irá deixar ele com muito mais elegância: iluminação natural. Atualmente muito se fala de como aliar um projeto diferenciado com custos acessíveis e também que se preocupe com sustentabilidade, nós mesmos já demos algumas dicas em postagens anteriores de ações que estão sendo tomadas para contribuir com a sustentabilidade. Quando falamos em iluminação natural, primeiramente temos que lembrar que este recurso é uma das fontes de energia mais importante para o homem, pesquisas já comprovaram que a incidência de luz no ser humano está diretamente ligada a sua saúde: humor e disposição estão entre alguns dos exemplos que podemos citar. Atualmente o aproveitamento de luz natural tem sido amplamente utilizado de diversas formas, já que além de trazer a sensação de conforto ao ambiente a mesma permite que a qualidade de objetos como móveis e quadros sejam potencializados, além disso a luz natural é a mais indicada para pratica da leitura. Quem está pensando em economia estará fazendo a escolha certa, já que a redução de luz artificial será reduzida, diminuindo os gastos com energia elétrica, vale a pena lembrar que no verão o aproveitamento será melhor, já que a incidência de luz neste período é mais forte e dura mais tempo. Se você optar por este estilo é importante que sejam observados alguns detalhes com por exemplo qual a posição que o sol nasce e se põe no local onde você está arquitetando, o local onde haverá maior incidência de luz também deve ser observado caso você queira que este espaço tenha maior aproveitamento, para estas dúvidas contar com as dicas do seu arquiteto é sempre uma boa ideia. Como falamos são diversas as possibilidades para o aproveitamento de luz natural, uma opção que tem ganho muito força é a iluminação zenital, que é a entrada de luz pelo teto, este tipo de iluminação é ideal para ambientes internos já que ele faz uma boa distribuição da luz, mas fica a ressalva de que este tipo de iluminação também permite a entrada de calor para o ambiente. Grandes vãos também são ideais já que além de permitir a entrada de luz em grandes proporções, também deixa o projeto mais arejado.

fotos 04_27_2015 (7)

SONY DSC

Uma dica que damos para você é utilizar a iluminação natural em locais como jardins de inverno e também em piscinas. E você que está idealizando o seu projeto já pensou em aplicar este estilo? As esquadrias da Weiku permitem que você idealize o seu projeto para a utilização de luz em seu projeto natural, através de grande aberturas em diferentes formatos fazendo que você tenha um melhor aproveitamento de luz, falando em grandes aberturas a Weiku está com lançamento para grandes aberturas com a linha de portas de correr Max Slider que são projetadas para suportarem uma altura de até 4,50 metros de altura. Agora com as nossas dicas ficou muito mais fácil você idealizar o seu projeto não é mesmo? Então coloque o sem bom gosto em pratica e desenvolva o seu projeto com muito estilo e sofisticação.

cobertura-piscinas

fotos 07_02_2015 (2)

Artigos relacionados

Tatiane Hansen
25/12/2025

Eficiência energética no verão e como reduzir o uso de ar-condicionado na residência

O verão brasileiro traz dias mais longos, altas temperaturas e um desafio constante para residências: manter os ambientes confortáveis sem aumentar excessivamente o consumo de energia. Nesse cenário, a eficiência energética no verão deixa de ser apenas uma tendência e se torna uma necessidade, tanto para o conforto dos moradores quanto para a redução de…
Tatiane Hansen
18/12/2025

Verão brasileiro e conforto térmico como esquadrias e vidros reduzem o calor

O verão brasileiro é marcado por altas temperaturas, maior incidência solar e uso intensivo dos ambientes internos. Nesse período, o conforto térmico no verão deixa de ser apenas um diferencial e passa a ser uma necessidade para garantir bem-estar, qualidade de vida e eficiência energética nas residências. A boa notícia é que grande parte desse…