Quem Somos

O empresário e técnico Arnd Kilian fundou em 1983 a sua primeira empresa Goedicke & Kilian que se especializou em montagem de esquadrias de PVC. A primeira empresa Weiku, a Fenster und Türen GmBH surgiu em 1990 na Alemanha e também foi fundada por Kilian. O nome da empresa surgiu da junção de Weissenfels (cidade-sede da primeira fábrica) e de "Kunststofffenster" (que em alemão significa esquadrias de PVC).

Após 15 anos de atuação na Europa, Kilian decidiu seguir novos rumos, empreendendo em outro país, escolheu o Brasil, mais precisamente a cidade de Pomerode em Santa Catarina, uma cidade de cultura e tradição germânica, para fundar uma nova empresa do grupo: a Weiku do Brasil, especialista em esquadrias de PVC para obras e projetos de alto padrão.

Com produtos de altíssima qualidade alemã e um mercado a ser explorado, a empresa cresceu rapidamente e precisou mudar de localização duas vezes. Atualmente, o parque fabril está localizado no bairro Testo Central, em Pomerode e já conta com amplo espaço para futuras ampliações.

Inicialmente, as esquadrias de PVC eram fabricadas com perfis e ferragens importadas da Weiku da Alemanha. Em 2001, a Weiku ganhou a multinacional alemã Kessel GmbH como parceiro e os investimentos em tecnologia permitiram um amplo crescimento da empresa, que possibilitou o desenvolvimento de uma própria linha de perfis para o mercado brasileiro é uma linha completa de extrusão.

Hoje a Weiku do Brasil conta com 14.000 metros quadrados de parque fabril e 300 profissionais diretos. Além da linha completa de produtos oferecidos, possui uma equipe capacitada para desenvolver produtos personalizados, que atendam projetos com particularidades específicas.

Em 2013 foi inaugurada a primeira filial brasileira em Campinas SP que conta com uma fabricação completa de esquadrias num espaço de aproximadamente 1000 m².

Faça uma Viagem no Tempo

1985 - Início das Atividades na Alemanha

Início das atividades da Goedicke & Kilian, primeira empresa de instalação de esquadrias de PVC na cidade de Braunfels, na Alemanha. Através desse primeiro empreendimento, o empresário Arnd Kilian ganhou todo know-how no mercado de esquadrias de PVC tornando-se especialista em questões de isolamento térmico, acústico e estanqueidade dentro das rígidas normas alemãs, além de sempre levar em conta a estética dos produtos e as necessidades dos clientes.

1989 - Fundação da Weiku na Alemanha

Fundação da Weiku Fenster & Türen GmbH na cidade de Weißenfels, na Alemanha. O sucesso da primeira empresa levou Kilian a investir em um novo empreendimento, surgindo assim a primeira fábrica da Weiku. O nome surgiu da junção das palavras Weissenfels (cidade onde está localizada a empresa) e “Kunststofffenster" (que em alemão significa esquadrias de PVC).

1993 - Ampliação da Weiku Alemanha

Neste ano ocorre a ampliação da Weiku Alemanha, com construção de um novo galpão e instalação de uma produção moderna, tornando-se a maior fabricante da região. Em poucos anos, a Weiku se tornou conhecida pela qualidade de suas peças e também referência em esquadrias de PVC. As vendas contínuas levaram à ampliação do parque fabril, com investimentos em equipamentos de última geração, com foco na entrega dos produtos com mais rapidez.

1998 - Weiku do Brasil

Após 15 anos de atuação na Europa, Arnd Kilian escolheu Pomerode (SC), uma cidade de cultura e tradição germânica para fundar uma nova empresa, a Weiku do Brasil. O potencial de crescimento do país, aliado à qualidade dos produtos da companhia fizeram com que o novo negócio logo se estruturasse e ganhasse destaque regional. Localizada no centro da cidade, a sede da Weiku abrangia um espaço aproximado de 300 metros quadrados.

1999 - Importação de Perfis e Ferragens

A Weiku iniciou a fabricação de janelas no Brasil, importando os perfis e ferragens da Alemanha. Neste primeiro momento, a companhia já assume toda fabricação e instalação das peças, garantindo qualidade em todo o processo, da fabricação à entrega final.

2000 - Primeira Mudança de Sede

O sucesso crescente da Weiku fez com que a sua sede se tornasse pequena. Para garantir o crescimento dos negócios, a empresa investiu em ampliação e dobrou o tamanho de seu galpão, que passou a contar com 600 metros quadrados.

2000 - Extrusão de Perfis

A compra de novos equipamentos foi fundamental para que a empresa atendesse a demanda de pedidos e passasse a fabricar novas peças. Com a aquisição da primeira extrusora, a Weiku passou a fabricar perfis de persianas e perfis adicionais. Dessa forma, oferece ainda mais opções aos clientes, ampliando o leque de oportunidades no mercado brasileiro.

2000 - Desenvolvimento da Primeira Linha

A tecnologia alemã, aliada a atenção às particularidades do clima tropical do Brasil, foi essencial para o início da produção própria. Beleza e durabilidade são os destaques dos produtos de padrão europeu, que possuem 10 anos de garantia nos perfis de PVC.

2001 - Segunda Mudança de Sede

Ocorre a segunda mudança da fábrica. O crescimento da empresa não parou e a ampliação do parque fabril foi novamente necessária. Para tanto, a Weiku investiu na aquisição de um terreno com possibilidade para futuro crescimento e se instalou Testo Central, distrito industrial de Pomerode (SC). A companhia conta agora com uma área de 1.500 metros quadrados.

2001 - Fabricação do Composto de PVC

O crescimento dos negócios fez com que a Weiku optasse por realizar a completa extrusão dos perfis de PVC com altíssima qualidade. Com a aquisição de uma misturadora, o Compound (composto de PVC) passou a ser misturado dentro da própria empresa, garantindo excelente qualidade e permitindo que apenas peças 100% resistentes chegassem aos clientes. Preocupada com o meio ambiante a Weiku foi a primeira companhia a desenvolver perfis ecologicamente corretos, com a utilização de estabilizadores a base de cálcio-zinco portanto, 100% recicláveis e não agridem o planeta.

2002 - Lançamento da Linha DETEC

Presença constante em feiras e encontros destinados aos setores de decoração e construção civil, a Weiku é uma das expositoras da Feicon Batmat, o maior salão da construção da América Latina. Em 2002, durante o evento, lançou a linha de perfis DETEC, que se tornou carro chefe da empresa, permitindo a fabricação de esquadrias com padrão europeu. DETEC é a 1ª linha com padrão europeu fabricada no Brasil.

2002 - Destaque do Setor

Em outubro de 2002 a Weiku marcou presença na Feira de Esquadrias Fesqua. Durante o evento, conquistou prestígio nacional por ser a 1ª empresa a montar uma completa linha produção de esquadrias de PVC para os visitantes. A ação aconteceu em parceria com a empresa Cortesa/Urban.

2002 - Janelas Redondas, Arcos e Perfis Curvos

Lançamento de Janelas de PVC redondas, com arcos e perfis curvos. A Weiku é uma das primeiras empresas no Brasil a adquirir curvadora própria para esquadrias especiais. Este passo fez com que a companhia se tornasse também especialista e referência quando se trata de pedidos especiais e com formatos diferenciados.

2002 - Destaque na Feira Fesqua

O grande destaque na Feira FESQUA - Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes foi uma porta de Correr Weiku, com quatro folhas em forma de “S”.

2003 - Primeiro Escritório e Showroom

Visando atender melhor clientes, arquitetos, engenheiros e construtoras, a Weiku inaugurou seu primeiro showroom e escritório em São Paulo. Localizado no bairro Santo Amaro (SP capital), o empreendimento tem por objetivo o contato direto com o público-alvo da companhia, além de facilitar o acesso deles às vantagens das peças da empresa.

2003 - Ampliação da Sede em Pomerode

A estrutura da Weiku passa por uma nova ampliação, contando com mais 500 metros quadrados de área construída, para facilitar e agilizar ainda mais os processos da companhia.

2008 - Nova Ampliação

O galpão da Weiku passa por uma nova ampliação. Foram construídos 600 metros quadrados para que a fabricação das peças continuasse a todo vapor.

2009 - Centro de Competência e Treinamento

A preocupação com a manutenção da qualidade das peças fez com que a Weiku investisse na construção de um Centro de Competência e Treinamento. Ainda em 2009, a companhia inaugurou uma área de confraternização, onde realiza encontros com seus colaboradores e parceiros. A nova ampliação resultou em mais 800 metros quadrados de área construída.

2010 - Nova Ampliação da Weiku

O crescimento da atuação da Weiku fez com uma nova ampliação entrasse nos planos da empresa. Neste ano, a companhia construiu mais 2.000 metros quadrados, que garantiram mais agilidade na fabricação e entrega dos perfis.

2012 - Implantação da Vidraçaria

Com o objetivo de verticalizar o negócio, a Weiku traz para dentro de sua estrutura o beneficiamento da vidraçaria, através da Climaglass. A nova iniciativa trouxe também uma ampliação no parque fabril, com a construção de mais 600 metros quadrados.

2012 - Esquadrias PVC com alumínio.

Perfis de PVC com revestimento externo de alumínio trazem para os clientes da empresa uma nova opção de personalização dos ambientes. A linha TitanTEC, uma exclusividade da Weiku, permite, ainda, a incorporação de cores nos perfis, conforme paleta disponibilizada pela Weiku.

2012 - Nova Portaria, Pintura, Setor de Manutenção e Oficina

A partir desta data, quem chega à empresa pode ver na recepção os perfis e comprovar o isolamento acústico das peças. Além da portaria, a Weiku construiu também uma área de pintura e oficina.

2013 - Weiku dobra a capacidade de extrusão

Após constantes investimentos em qualificação e estrutura, a Weiku dobra a sua capacidade de extrusão. O aumento da demanda foi um dos principais pontos levados em conta para esta decisão.

2013 - Ampliação da Vidraçaria

O beneficiamento próprio dos vidros garantiu ainda mais o crescimento da demanda. Uma nova ampliação foi necessária na Climaglass (vidraçaria do grupo Weiku) e a companhia construiu mais 600 metros quadrados para garantir a otimização dos trabalhos.



2013 - Primeira filial Weiku em Campinas

A conquista do mercado paulista fez com que a Weiku decidisse abrir sua primeira filial brasileira, localizada em Campinas (SP). A nova estrutura facilitará o atendimento a clientes da região e a ampliação da atuação da Weiku no Sudeste. O ano de 2013 foi marcado pela construção da filial e a aquisição do maquinário necessário para a fabricação de peças de alta qualidade.

2013 - Showroom Móvel da Weiku

O Infomobil foi projetado sobre um Kia Bongo e percorre cidades do Sul e Sudeste brasileiros. O objetivo é levar as vantagens da Weiku até os clientes e mostrar de perto todos os diferenciais das esquadrias da empresa. Hoje evoluímos e o InfoMobil é projetado sobre uma Sprinter da Mercedes e contamos com três unidades, uma São Paulo (Bongo), uma em Santa Catarina e Paraná (Sprinter) e uma no Rio Grande do Sul (Sprinter).

2014 - Lançamento da linha de Portões de Enrolar

Visando atender todas as necessidades de seus clientes, a Weiku ampliou o mix de produtos e passou a produzir também portões de enrolar. Feitas de alumínio de 1,8 mm, as peças são de alta qualidade e durabilidade, além de trazerem um conceito estético diferenciado. Os portões de enrolar da Weiku são elegantes e discretos, além de ocuparem um espaço reduzido nos ambientes.

2016 - Novo prédio administrativo

Em abril deste ano, ocorre a mudança do setor administrativo para o novo prédio. Neste ano, também, são adquiridos dois novos equipamentos, a impressora UV e um forno para laminação completa dos vidros.

2017 - Reforma do novo showroom Weiku

Diferencial na verticalização, o showroom que atende clientes e visitantes, passou por uma reforma completa para deixar o ambiente com um visual inovador e moderno.

2017 - Construção da nova vidraçaria

Inovar e renovar é preciso. Sendo assim, a Weiku, sempre está atenta e à frente das tendências do mercado, inicia a construção de um novo espaço para a vidraçaria que irá contar com 2.000 metros quadrados, que irá aumentar a capacidade de produção e entrega das nossas esquadrias.

2018 - História que se renova

A Weiku completa 20 anos de uma trajetória de sucesso no Brasil, entre comemorações, destaques para o lançamento de revista W Magazin, do vídeo institucional dos 20 anos e festa para celebrar junto com os colocaboradores e parceiros.

2019 -

Novo prédio administrativo, aquisição da impressora UV e máquina de laminação completa dos vidros

O novo prédio administrativo passa a ser usado pelos colaboradores, além da aquisição da nova laminadora completa de vidros na vidraçaria e da impressora UV. Neste ano, também ocorreu o lançamento das linhas de perfis lâminados coloridos (Linha Detec Color) e da linha de esquadrias minimalistas em alumínio (Linha Vista Max).

1985

Início

1989

Fundação

1993

Ampliação

1998

Brasil

1999

Importação

2000

1ª Mudança

2000

Extrusão

2000

Desenvolvimento

2001

2ª Mudança

2001

Qualidade

2002

Detec

2002

Destaque

2002

Lançamento

2002

Fesqua

2003

Showroom

2003

Ampliação

2008

Ampliação

2009

Competência

2010

Ampliação

2012

Vidraçaria

2012

TitanTEC

2012

Construção

2013

Capacidade

2013

Climaglass

2013

Filial

2013

Infomobil

2014

Lançamento

2016

Novo prédio administrativo

2017

Reforma do novo showroom Weiku

2017

Construção da nova vidraçaria

2018

História que se renova

2019

Novas máquinas e lançamentos

Compartilhe no: Esquadrias de PVC Janelas Janelas Portas de PVC