jul
10
2015

O Loft Sustentável traz e a valorização da iluminação natural

Mostrar que luxo e sustentabilidade podem andar lado a lado é a intenção da arquiteta e urbanista especializada em construções sustentáveis, Juliana Jagelski Daniel. No espaço projeto por ela os elementos que valorizam a iluminação natural e o reaproveitamento de materiais são destaques. Peças que aliam qualidade e baixa manutenção fazem parte do Loft Sustentável – espaço com 77 m², que conta com grandes vãos e o conforto térmico e acústico.

casa-cor-2015-loft-sustentável

Juliana explica que a ideia foi utilizar elementos que compõem a arquitetura bioclimática, que tem como ponto principal a valorização de componentes naturais. Para isso, ela utilizou o sistema construtivo Monoforte, que consiste na aplicação de painéis de 1,15 X 3m. Além de ser 100% reciclável e reutilizável, o processo traz mais rapidez para a aplicação e garante isolamento termoacústico.

Seguindo essa linha, as janelas são um capítulo à parte quando o assunto é construção. Com grandes formatos, que valorizam a entrada da iluminação natural, as peças foram projetadas sob medida pela Weiku. “Optei pelas esquadrias da Weiku, porque além de serem exclusivas e desenvolvidas em tamanhos maiores que os tradicionais, elas também contam com isolamento termoacústico”, explica a arquiteta. Outra vantagem destacada por ela é que as peças de PVC da Weiku são recicláveis e com maior durabilidade. “O custo operacional do PVC, posterior à obra, é quase zero. Além de fornecer um isolamento amis eficaz, o material é mais resistente do que a madeira, por exemplo. São peças que não entornam, não enferrujam e se encaixam perfeitamente aos vãos”, diz.

casa-cor-2015-loft-sustentável

casa-cor-2015-loft-sustentável

Na parte superior do espaço, um container dá vida ao quarto. “A peça, que foi utilizada para transporte marítimo, seria descartada. Como tínhamos o desafio de desenvolver o projeto em 30 dias, não havia tempo hábil para aguardar a cura da laje e, além da pegada ecológica, o container facilitou a construção”, conta Juliana.

casa-cor-2015-loft-sustentável

fotos 07_02_2015 (6)

Energia solar

Outro diferencial do espaço, que fica em exposição até o dia 12 de julho em Itajaí, é a geração própria de energia elétrica limpa, que acontece graças ao sistema de Painéis Solares Fotovoltaicos, aplicado sobre o container, sem o uso de baterias – tecnologia da nossa região, WEG. “Essa é a primeira vez que participo da exposição e acredito que o objetivo foi cumprido. Quis mostrar a importância de se investir em construções sustentáveis e de que é possível aplicá-las em nossa realidade”, conclui a arquiteta.

O desenvolvimento do Loft Sustentável contou também com a participação do escritório Studium Saut Arte & Interiores e o Studio Ana Holzer Projetos e Planejamento Paisagístico, responsáveis pela decoração do espaço.

casa-cor-2015-loft-sustentável

casa-cor-2015-loft-sustentável